sexta-feira, 13 de novembro de 2009

AIDS

A AIDS é uma doença do sistema imunitário causada pelo retrovírus HIV. A AIDS se caracteriza por astenia, perda de peso acentuadas e por uma drástica diminuição no número de linfócitos(glóbulos brancos) T auxiliadores (CD4), justamente as células que ativam os outros linfócitos que formam o exército de defesa do corpo. O organismo da pessoa que possui o vírus HIV torna-se incapaz de produzir anticorpos em resposta aos antígenos mais comuns que nele penetram.
O material hereditário deste vírus é o RNA(acido ribonucleico), e sua principal característica é a presença da enzima transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de DNA a partir do RNA. A membrana deste vírus se funde com a membrana da célula, e o capsídio viral penetra no citoplasma celular. A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionado à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessário a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
Existem diversa maneiras de prevenição contra a aids, porém a mais eficiente, (e também a mais barata) é o uso de camisinha, que além de proteger contra diversas DST's (doenças sexualmente transmissiveis),protege contra o virus HIV, então é isso ae usem mesmo =]

13 comentários:

  1. muito interessante *--* PARABÉNS '-'

    ResponderExcluir
  2. goosteei muito Gu,ficou super interessante *-*
    parabéns (:

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma dúvida a tirar, ontem a noite, estava com minha namorada talz, ai na hora do aperto, foi sem camisinha mesmo =O
    será que tem algum problema, algum risco de eu ser contaminado pelo vírus?
    outra duvida que eu tenho é, existe alguma maneira de perceber a AIDS, sem exame, tiipo, apenas olhando =O(se é que me entende) =X
    obrigado desde já, muito bom o tópico

    ResponderExcluir
  4. Felipe.
    Como todos estudos dizem, a doença é sexualmente transmissível. Ex: Se a sua namorada tem o vírus HIV ocorre risco sim, de você ter pegado a doença.
    Mais ocorre um outro porém, para a transmissão do vírus, é necessário que ele encontre portas de entrada para penetrar no organismo. As portas de entradas podem ser lezões nas mucosas (genital,anal,bucal)ou lesões de pele.
    A maneira mais provável de saber se esta com o vírus da AIDS, é pelo exame de sangue, e alguns especialistas dizem que ocorrem os seguintes sintomas:
    *febre persistente, diarréia prolongada, erupções cutâneas.
    *emagrecimento sem causa aparente.
    *infecções “oportunistas” devido à multiplicação de germes com os quais normalmente vivemos sem perigo.
    *câncer de pele (sarcoma de Kaposi).
    *gânglios.
    Espero ter ajudado.
    Lucas.

    ResponderExcluir
  5. Ficou super, super legal! Parabéns poxa *-*

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Lucas!
    Seu blog ficou muuito legal, vai ajudar mto os adolescentes!

    ResponderExcluir
  7. Parabéeens , ficou super interessante, eu gostei muito ! *-*, Beijos,♥. boa sorte (yn)

    ResponderExcluir
  8. Mto interessante..Parabens Lucas.! ficou mto bom seu blog viu..!

    ResponderExcluir

Seguidores